Carreta da Prevenção deve realizar 130 exames até o fim da tarde desta quarta-feira

Cidade recebeu a unidade móvel vinculada à Policlínica Estadual de Goiás para realização de mamografias e exame citopatológico de colo de útero

As mulheres do município de Santo Antônio de Goiás puderam realizar, durante esta semana, mamografias e exame citopatológico de colo de útero (Papanicolau). A cidade recebeu, de segunda até esta quarta-feira (15/6), a Unidade Móvel de Prevenção ao Câncer de Mama e de Colo Uterino da Policlínica Estadual da Região Rio Vermelho – Goiás.

Para serem atendidas, as mulheres precisam apresentar documento pessoal e ter realizado agendamento via regulação, na Secretaria Municipal de Saúde. O atendimento referente à realização da mamografia deve ser buscado por mulheres de 40 a 69 anos. Já o exame preventivo do câncer do colo uterino é direcionado às mulheres com 18 anos ou mais, em pacientes com vida sexual ativa.

A diretora-geral da Policlínica de Goiás, Michelly Ribeiro, explica que a mamografia é um dos exames mais importantes para a saúde da mulher. “O exame possui alta resolução e fornece imagens detalhadas capazes de detectar precocemente o câncer de mama, antes mesmo que a mulher apresente sintomas, facilitando o tratamento, diminuindo as cirurgias e aumentando, consideravelmente, as chances de cura”, disse.

Em dois dias de atendimento em Santo Antônio de Goiás, a carreta da prevenção realizou 55 mamografias e 34 coletas de exame citopatológico de colo de útero. A expectativa é que, até o fim da tarde desta quarta-feira, sejam realizados 130 exames.

A Carreta da Prevenção é um serviço itinerante de atenção à saúde da mulher capaz de beneficiar pacientes em regiões distintas. A atuação da Unidade Móvel é permanente e se estende durante todo o ano para levar saúde às comunidades mais distantes.

Hélmiton Prateado (texto e foto)/IBGC

Fonte: Secretaria de Estado de Saúde-GO